domingo, 9 de março de 2008

Como eu sempre digo... (agora vem um especialista dizer... rsrsrs, por isso preciso colocar aqui! Pra COMPROVAR...) que EMAGRECER é uma questão de mudança de HÁBITOS... da ROTINA!!!

Algumas observações:
* Você não precisa começar as fases numa segunda-feira, apenas comece num dia que seja fácil para lembrar-se do dia inicial.
* Pra quem estiver se perguntando se eu emagreci fazendo esta dieta... Não, não foi com ela que emagreci meus 63 kg... mas com certeza, utilizei a mudança de hábitos intuitivamente no meu emagrecimento, por isso achei fantástica esta idéia e resolvi "abrir um chamado geral" para ela para que todos consigam através dela uma vida melhor e cheguem ao seu objetivo, mudando seus hábitos e obtendo uma "cabeça de magro" (isto é o que todos queremos)...
* Estou fazendo a DSD, já no período da Fase 5 (manutenção). Estou fazendo como forma de manter o peso e motivar a todos a fazer. Eu ESTOU ADORANDO e a Dieta está APROVADA!
* Dúvidas sobre a DSD e comentários, no rodapé da página! Gostaria de saber sobre a evolução de vocês!

***

Os dez princípios da dieta sem dieta

1 O cérebro humano é uma máquina de hábitos. Ele foi preparado para aprender com rapidez a fazer as mesmas coisas repetidamente. Se não fosse assim, teríamos de reaprender todas as tarefas sempre.

2 Quando se depara com um estímulo conhecido, o cérebro reage exatamente como no passado. Mas por ser equipado com mecanismos de aprendizado altamente sofisticados, se fizermos algo diferente, ele também vai reagir de forma diferente.

3 O cérebro é tão eficiente que, à medida que nós envelhecemos, ele passa a agir cada vez mais por força do hábito. Passa grande parte do tempo sem pensar conscientemente. É como se passasse os dias ligado no piloto automático.

4 Repetir bons hábitos é bom para nós. Significa que não temos de reaprender tudo a cada vez e que podemos usar nossa capacidade mental em outras tarefas.

5 Por outro lado, o cérebro não é muito bom em discernir entre bons e maus hábitos. Repetir maus hábitos prejudica física e psicologicamente.

6 Para não repetir erros passados, devemos sempre fazer algo diferente. É muito mais fácil mudarmos aos poucos o nosso comportamento do que tentar mudar de uma vez só o nosso modo de pensar. Se todos os dias fizermos algo diferente em nossas vidas, obteremos algo diferente em troca.

7 A teia de hábitos é incrivelmente forte. É por isso que os hábitos sempre superam a força de vontade. Se nós não fizermos algo diferente, não tentarmos mudar algo em nossas vidas, os hábitos permanecerão os mesmos.

8 Romper com os velhos e costumeiros hábitos é a chave para melhorar nossas vidas. Isso nos deixará livres para conseguir o que queremos.

9 Abandonar hábitos isolados pode desfazer a teia toda. Precisamos quebrar os hábitos que nos cercam. Depois devemos quebrar os que desejamos. Muitas vezes, esses hábitos isolados parecem ter pouco em comum com os hábitos-alvo. Contudo, precisamos quebrá-los para alcançar nossos objetivos.

10 Não podemos ser uma máquina de hábitos, nem agir sempre do mesmo modo. Devemos ter a mente aberta e não funcionar no piloto automático. Dessa forma, é possível emagrecer, ver os relacionamentos se tornarem melhores e ainda há uma grande chance de conseguir grandes progressos na vida.


Fletcher é um daqueles médicos que condenam os regimes restritivos. Para ele, essas dietas confundem o organismo, aumentam o risco de depressão, desequilibram o sistema imunológico, afetam o funcionamento do coração, fígado e rins, além de abalarem de abalarem a auto-estima das gordinhas. “Elas ficam com a sensação de que fracassaram mais uma vez, mas na verdade quem fracassou foi a dieta que não produziu os objetivos prometidos”, analisa o médico.

Pela sua proposta de emagrecimento, as pessoas precisam ser mais flexíveis, o que ele chama de flexibilidade comportamental. Segundo o psicólogo, quando uma pessoa muda seus hábitos, estejam eles relacionados à comida ou não, acaba produzindo uma nova organização mental, que se reflete no consumo moderado ou mais correto de alimentos. “Inconscientemente, você incorpora uma dieta mais saudável e passa a se movimentar mais”, diz Fletcher. Para embasar a sua teoria, ele analisou um grupo de pessoas levando em consideração sua saúde e sua capacidade de tocar projetos pessoais. a partir daí ficou claro que havia uma relação entre o índice de massa corpórea (IMC) e a flexibilidade comportamental. “Quanto menos eram flexíveis, maior seu peso. Por outro lado, as pessoas magras tinham muito mais flexibilidade comportamental”.

CINCO FASES

Não espere resultados imediatos quando começar esse programa de emagrecimento. A dieta sem dieta, como é chamada, é dividida em cinco fases. As quatro primeiras têm duração de uma semana e o emagrecimento é lento. Mas, segundo os autores, os quilos perdidos nunca mais são recuperados. A primeira fase é para que você abandone os velhos hábitos. “Esse é um passo decisivo para a perda de peso”, diz o psicólogo. A proposta é que você realize uma tarefa simples por dia. Também é preciso fazer duas tarefas extras ao longo da semana. Já a segunda fase é destinada a alterar os padrões de comportamento ou mesmo de personalidade. Na terceira fase a proposta é se tornar mais flexível mentalmente. “Você não se sentirá atraída por alimentos não-saudáveis”. Na quarta, você irá fazer mudanças mais radicais, que a princípio podem parecer difíceis. E a última é para que você consiga incorporar de vez todas essas novas mudanças à sua vida.

>> Como seguir a dieta

FASE 1: Prepare-se

Nesta fase você deverá realizar uma tarefa por dia. É importante seguir todos os passos. Se precisar parar por um dia, tudo bem. Reinicie do ponto que parou. Alem disso, você terá duas tarefas adicionais a cumprir, que pode ser realizada em qualquer dia, desde que seja dentro dessa semana.

DIA 1 – FIQUE UM DIA INTEIRO SEM ASSISTIR À TELEVISÃO

Provavelmente, ela foi incorporada a sua vida sem você ter percebido e esse é um hábito muito poderoso. Ao ligá-la você se desliga do mundo. Vá fazer outras atividades. Caminhe, ligue para um amigo ou até arrume aquela gaveta bagunçada que você nunca tem tempo.

DIA 2 – ESCREVA DURANTE 15 MINUTOS


Pode ser uma história, um poema, o início de sua biografia ou até o que você quer fazer daqui a um ano. O importante é se concentrar nessa tarefa. O objetivo é tornar claro o modo como você quer viver. A primeira linha será a mais difícil, mas não desista. Depois que você der esse passo, o texto fluirá.

DIA 3 – NÃO CONSUMA SUA BEBIDA FAVORITA

Você deve experimentar uma bebida diferente. Se você é daquelas que gostam muito de café, troque-o por água, por exemplo. Provavelmente seu corpo vai reagir pela falta de cafeína. Mas seja firme, essa é uma quebra de hábito importante para seu emagrecimento.

DIA 4 – CAMINHE POR 15 MINUTOS

Escolha o melhor horário e incorpore a caminhada na sua rotina de hoje. Caminhar é ótimo para aliviar o stress. Aproveite esse tempo livre para pensar na vida e no que você deseja.

DIA 5 – ACORDE UMA HORA MAIS CEDO

Programe o despertador um dia antes para não perder o horário. Acordando mais cedo você ganha mais tempo para realizar suas atividades e obrigações.

DIA 6 – FAÇA UMA LISTA DAQUILO QUE VOCÊ DESEJA TER DAQUI A UM ANO

Tome nota de tudo o que você deseja. Desde as pequenas mudanças até as grandes. Também faça uma lista com os passos concretos que você precisa dar para alcançar esses objetivos.

DIA 7 – PRATIQUE UMA BOA AÇÃO

Ajude um colega de trabalho a arrumar a mesa, um vizinho a carregar as compras ou faça algo pelo seu parceiro. Mas faça sem esperar nada em troca.

TAREFA EXTRA – ESCOLHA DUAS TAREFAS DA LISTA ABAIXO – AQUELAS QUE VOCÊ NÃO REALIZARIA NORMALMENTE – E FAÇA DURANTE ESSA PRIMEIRA SEMANA
Mude de jornal ou pare de comprá-lo
Leia uma revista diferente
Experimente comer algo que você nunca provou
Faça uma atividade física, até aquela que você nunca praticou antes
Pinte ou desenhe com canetas, lápis, tintas ou carvão
Assista a um evento esportivo
Ajude alguma entidade beneficente local
Escreva uma história
Vá ao cinema e assista a um filme sozinha
Visite um museu
Tome a iniciativa de reatar antigas amizades
Sente-se em um lugar diferente nas refeições, no trabalho, nas reuniões



FASE 2: Perca peso por bom comportamento

Chegou o momento de você, realmente, incorporar as mudanças à sua vida e acelerar sua perda de peso. A fase 1 criou condições para você mudar. Na 2 é hora de colocar tudo em prática.

DIA 1 – SEJA MAIS (OU MENOS) ASSERTIVO

Ser assertivo é insistir em seus direitos, é pedir aquilo que você não tem e que você quer ter. Antes de começar, analise seu grau de assertividade e aja ao contrário. Se você é assertivo, procure passar o dia em segundo plano, não reaja às críticas e deixe que a outra pessoa escolha ou decida algo por você. Se você não é assertivo, seja direto ao pedir o que quer, ao dar uma opinião e aprenda a dizer não.

DIA 2 – MUDE SEU COMPORTAMENTO EM GRUPO

Se você é daquelas pessoas que gosta de cooperar em grupo, assuma, por hoje, uma postura mais individual e faça algumas atividades sem se preocupar com os outros. Mas se você costuma ser centrada em si mesmo, faça o oposto. Ofereça apoio, ajude e saiba ouvir o grupo.

DIA 3 – MUDE SEU NÍVEL DE ENERGIA

Se você é agitado, procure reservar cinco minutos a cada hora para pensar no que quiser. Procure fazer algo devagar, desacelere. Mas se você é do tipo tranqüilo, hoje é dia de movimentar seu dia. Assuma um novo papel no grupo, faça tudo o que você faz diariamente num ritmo mais acelerado.

DIA 4 – OTIMIZE SUA FLEXIBILIDADE

Ser flexível faz você ver as oportunidades que surgem. Mas se costuma ser flexível demais, tome uma posição mais firme. Não seja tão condescendente com os outros. Já se você é rígido demais, espere a ajuda de alguém para resolver um problema, seja humilde e não faça críticas.

DIA 5 – OTIMIZE SUA ESPONTANEIDADE

Se você é espontâneo, planeje algo para o seu futuro, organize uma gaveta ou os CDs, divida o seu dia em períodos de meia hora e execute o que foi planejado. Se você é sistemático, o seu dia deve ser mais relaxado. Faça algo por impulso, ignore seus planos, divirta-se com algo fútil, não organize seu dia.

DIA 6 – AJUSTE SEU COMPORTAMENTO

Se você se considera tímido, procure participar de uma discussão e emita sua opinião, tome a iniciativa para iniciar uma amizade, sorria um pouco mais. Se você é extrovertido, escute mais e fale menos. Procure passar algum tempo sozinho e não interrompa as pessoas antes que elas terminem a frase.

DIA 7 – TENTAR SER MAIS (OU MENOS) CONVENCIONAL

Para quem é convencional, procure hoje usar roupas menos tradicionais, mudar algo em sua vida que seja muito comum. Quem age contra o convencional, por hoje terá que fazer uma escolha mais dentro dos padrões, sem ser diferente dos outros, tente optar por alternativas mais tradicionais, algo mais aceitável.


FASE 3: MUDE SEUS HÁBITOS E FAÇA TUDO DIFERENTE

Nessa semana você terá que olhar um pouco mais para si, descobrir como se comporta em relação a você mesma e às pessoas que estão ao seu redor. Mas o foco continua sendo a aquisição de novos hábitos. Sua semana será dividida em dias que você deve interagir com pessoas e dias em que deverá experimentar novas atividades

Para saber como dividir sua semana, o médico Fletcher apresenta dois testes. A partir daí ele divide a semana. Para algumas pessoas, a semana deve ter 3 dias de atividades e 4 de pessoas, para outras 2 atividades e 5 de pessoas, 5 de atividades e 2 de pessoas e assim por diante. Para você saber onde você se encaixa, analise seu modo de se comportar e de se relacionar com os outros. Se esse contato é restrito você precisa aumentar. O mesmo acontece com as atividades. Se você tem dificuldades de aumentar a variedade do que faz terá que aumentar essa capacidade.

Dias de pessoas
Nesses dias você terá de experimentar modos diferentes de interagir com as pessoas. Para aumentar essa interação, ouça o que elas têm a dizer, pergunte o que deseja saber a respeito delas (não presuma que já sabe tudo), elogie, faça novas amizades, ajude ou seja útil.

Dias de atividades
Varie suas atividades. Caminhe, crie algo novo, toque um projeto que está parado há anos, aprenda algo novo, mude sua aparência.

TAREFA EXTRA – ESCOLHA NA LISTA DUAS ATIVIDADES EXTRAS QUE TERÁ DE CUMPRIR AO LONGO DA SEMANA. LEMBRE-SE QUE QUANTO MAIS FUGIR DA ROTINA, MELHOR SERÁ PARA O SEU PROGRESSO

Ouça outro tipo de música
Use uma roupa diferente
Faça uma lista dos seus sonhos de infância
Faça seus filhos rirem
Cante no banheiro
Acorde em uma hora diferente
Dance sozinha por dois minutos
Saia e vá falar com um vizinho
Jogue fora algum objeto que não precisa
Desligue o celular por um dia inteiro


FASE 4: FOQUE NA TRANSFORMAÇÃO

Essa é a etapa em que você colocará um ponto final nos seus piores hábitos e se tornará definitivamente mais flexível. Para isso, deverá se concentrar no modo como você pensa.

DIA 1 – AUTO-RESPONSABILIDADE

Sua tarefa será mudar seu comportamento para aumentar sua auto-responsabilidade. Para isso tente, no dia de hoje, não inventar desculpas para seus fracassos, não culpar as outras pessoas quando algo dá errado.

DIA 2 – PERCEPÇÃO

O objetivo agora não é somente fazer algo diferente, mas descobrir algo novo que pode estar ao seu redor e você não enxerga. Para isso, preste atenção à letra de uma canção, aos sons ao seu redor, concentre-se quando estiver fazendo algo rotineiro (como dirigir o carro), descubra algo novo sobre a rua.

DIA 3 – EQUILÍBRIO

Ajuste a sua vida para ter mais equilíbrio. Avalie se você deve passar mais tempo com as pessoas queridas, se está trabalhando demais, se está na hora de se afastar de pessoas que não fazem bem a você e se está cercado de bens materiais que não têm significado para você.

DIA 4 – CORAGEM

Ser corajoso é agir sem nervosismo diante do desconhecido. Por isso, hoje você terá que se colocar em uma situação que lhe cause ansiedade (como falar em público, dizer não a alguém que a explora, pedir o que deseja sem se sentir ridícula) e também interagir com uma pessoa que lhe deixe assustada.

DIA 5 – CONSCIÊNCIA

A tarefa de hoje é ouvir sua consciência e seguir o que ela diz. Só isso. Você verá que isso aumenta o poder que você tem sobre si mesma e ainda tornará a vida um pouco melhor.

DIA 6 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Aprender a identificar as suas emoções e a das pessoas que estão a sua volta e saber usa isso a seu favor. Classifique as suas emoções, pare de reagir apenas ao que as pessoas dizem e fazem, encontre a emoção em uma situação rotineira, coloque-se no lugar do outro, expresse seus sentimentos.

DIA 7 – INTELIGÊNCIA SOCIAL

Agora que você já conseguiu trabalhar com a emoção, é hora de aprender a ajudar a sociedade. De acordo com os autores do livro, uma inteligência social ajuda a criar um sentimento interior de calor humano, afastando as emoções negativas. Faça algo em benefício de sua comunidade local.


FASE 5: ALCANCE O QUE VOCÊ DESEJA (SEU PESO IDEAL)

De acordo com Ben Fletcher, quem consegue chegar até essa fase já mudou seus hábitos, consegue ser mais flexível e até pensar como um magro. Diferente das demais fases, nessa você não terá uma tarefa a cumprir por dia e sim repetir algumas tarefas das fases anteriores de vez em quando. Você escolhe o que fazer. O importante é ter alguma regularidade, como fazê-las uma vez por semana ou uma vez por mês. Você pode repetir essas mudanças de hábito até atingir seu peso ideal.

Revista Pense Leve (edição nº 184 – outubro 2007)

9 comentários:

Rui Ventura disse...

Oi Querida:
Como Sempre, não mede esforços e não poupa tempo, mesmo com essa correria de vida que está levando, arranja hora e forma de facilitar as coisas para as pessoas a quem propôs ajudar.
Parabéns e quem sabe com a repetição eu consigo te convencer. VOCÊ É MUITO ESPECIAL.
Beijokinhas estaladitas

*Caroline Schneider* disse...

Obrigada querido! Espero que com isso todas as pessoas que precisem mesmo de auxílio e força, além da motivação que só elas mesmas conseguem adquirir consigam chegar ao seu objetivo! Nada é impossível para quem acredita! Mas elas precisam acreditar, né?! Primeira e fundamentalmente nelas mesmas! Beijocas estaladitas!

Kaka disse...

adorei!!
Beijocas
Kaká

Anne disse...

gostei muito! salvei p/ nunca esquecer ou descuidar... quero viver isso!
beijoca!

Andréa Cordoniz disse...

Adorei tudo que está aqui!
Até porque tem absolutamente tudo a ver com o que digo no meu livro "Exorcize Sua Alma Gorda".
É isso que precisamos fazer: adquirir novos hábitos. No começo não é lá muito fácil, mas depois, como diz o nome, vira hábito: emagrecemos nossas almas.
Beijos!!

Laura disse...

OiCaroline,olha eu novamente aqui no seu blog.Primeiro,desconsidere a pergunta quefiz sobre a cirurgia plástica,já li que vc não fez lá nas"dúvidas frequentes",mas preciso saber qual foi a dieta afinal que vc fez.O que comia,quantidade,e novamente"o que fazia com a fome??Beijocas,Laura Andréa

Anônimo disse...

Acho que vou tentar seguir essa!
bEijos

Anônimo disse...

Não posso deixar de registrar o carinho e admiração que sinto por você. Estou seguindo suas dicas e me sinto tão bem... Obrigada pela ajuda, pela atenção, pelo apoio, por dividir sua história com todos nós... Você é o meu espelho, é em quem eu penso quando estou fraca. Você foi a primeira pessoa que acreditou em mim! Desejo que tenhas cada vez mais saúde! Muito sucesso! Felicidades!

Aninha disse...

Oi queridíssima!!! Olha só, já tentei de td e não deu certo, agora vou iniciar a DSD. Comecei hj e é o dia que fico sem TV ... rs ... sou viciada em séries e vai ser difícil, mas, vamos lá, a todo vapor. Para registro hj peso 81 e quero chegar nos 61, 20 quilinhos!!! Toda semana vou passar aqui para dizer como estou indo ... rs ... bjooo

RETORNE PARA:

Visitas